Advocacia com PERSPECTIVA DE GÊNERO.
- Marina Jonsson
- 26 de set. de 2022
- 2 min de leitura
No post de hoje viemos responder à pergunta mais feita quando o assunto é: qual é a especialidade do escritório. Afinal de contas, o que é a atuação da advocacia com perspectiva de gênero?
Em linhas gerais, dizer que atuamos com perspectiva de gênero é dizer que vamos além do direito. Com foco na interdisciplinaridade, identificamos as situações que colocam as mulheres em situação de vulnerabilidade pelo simples fato de serem mulheres e levamos ao Judiciário um olhar atento sobre as desigualdades.
Parece simples, né? Mas não é.
Sabe-se que as mulheres sofrem preconceitos e consequências das desigualdades sociais, pelo simples fato de SEREM MULHERES. A luta em prol de condições igualitárias de tratamento é crescente e contínua e, nas relações jurídicas, se constrói através do chamado FEMINISMO JURÍDICO.
O estudo das questões de gênero no Direito recebe o nome de feminismo jurídico, como um novo ramo da filosofia do direito, porque institutos tradicionais foram construídos sob uma perspectiva predominantemente masculina, e já nasceram tendenciosos, garantindo ao homem privilégios que mulheres não teriam.
Importante refletir no papel histórico do direito como um todo, que sempre perpetuou violências contra as mulheres - seja na própria criação de leis, seja na aplicação delas – auxiliando no reforço de estereótipos de gênero. É nesse sentido que o feminismo jurídico, através da construção de teorias jurídicas e da aplicação resistente de teses novas, busca romper o padrão já estabelecido e trazer um novo olhar para as relações (sejam elas jurídicas, sociais, políticas, etc...).
Por isso a importância de uma atuação jurídica visando assegurar a efetivação de direitos para mulheres em diversas áreas, pautando as particularidades do ser mulher e valorizando as questões de gênero em um ambiente acolhedor, respeitoso e seguro.
O caminho é de longo, de pedras, mas compensará.




Comentários